quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sorvete rico em fibras?!


Sorvete é sempre bem vindo, principalmente no verão, época do ano em que os termômetros registram temperaturas elevadas, o que contribui com o aumento do consumo desse alimento tão saboroso e refrescante. Porém, nem tudo são flores...apesar de refrescante, a composição nutricional do sorvete deixa a desejar e pensando na relação entre alimentação e saúde (que geram altos custos à saúde pública), e na inovação alimentar, pesquisas têm sido realizadas visando incorporar diferentes concentrações de fibras e prebióticos neste produto.

Pergunta a ser feita: Será que a adição desses nutrientes não alteraria o sabor do sorvete?!!


De acordo com os resultados de uma pesquisa com avaliação sensorial de 4 amostras de sorvete (sorvete creme (convencional), sorvete com granola, sorvete com *FOS e a combinação de granola e FOS), as adicionadas de FOS tiveram melhor aceitação.

A amostra contendo somente FOS foi a que mais se aproximou do produto tradicional, não diferindo significativamente quanto à aceitação global, além disso, agrega valor nutricional ao produto. As concentrações de fibras nos sorvetes variaram de 0,9 a 5,45 g/100g de sorvete, com a maior concentração de fibras provenientes do FOS.

Agora é esperar que mais pesquisas sejam feitas no intuito de aprimorar essa técnica, provando a funcionalidade do sorvete com fibras, em termos de benefícios à saúde, e assim chegar ao mercado consumidor um produto de qualidade, que alia sabor e valor nutricional!!!

*FOS (Prebiótico Frutooligossacarídeo): A presença dos FOS no alimento pode auxiliar na normalização do trânsito intestinal, além de exercer efeitos benéficos na prevenção e no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, a obesidade e a diabetes.


Fonte: SALES, R.L. et al. Mapa de preferência de sorvetes ricos em fibras. Ciênc. Tecnol. Aliment.. 28(Supl.): 27-31, dez. 2008

5 comentários:

  1. Huuum me deu ate agua na boca essa matéria sua Mih, hehe, acho que vou tomar um sorvete ;)
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post...
    Seria interessante essa opção no mercado.
    Um sorte com fibras seria muito bom... E mantendo o sabor... Povo teria uma sobremesa com valor nutritivo maior.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu blog, adorei!! Inclusive, vc ja viu q no flamboyant tem uma loja nova com sorte a base se yourgute natural, nao sei bem!! mas é uma deliciia!! rs
    beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Mii.. depois vc faz um experimento desses e convida agente pra degustar... hehe brincadeira, parabens pela idéia do blog, muito legal, beijos

    ResponderExcluir
  5. olá eu sou Ádriel de Vassouras-RJ, estou em projeto que tem justamente o objetivo de levar para o mercado esse sorvete de fibras/rico em fibras, esse projeto é do meu curso do SENAI referente ao curso Técnico de Alimentos e Bebidas estamos buscando mais informaçoes sobre o mesmo se puder nos ajudar com informaçoes tipo as melhores fibras a serem add como FOS, enfim serei mui'grato.
    e-mail: adriel_damatta@hotmail.com
    OBS se identifique ao entrar em contato.

    ResponderExcluir