domingo, 7 de fevereiro de 2010

Pele saudável x Nutrição


O recurso ao botox ou gastar dinheiro e mais dinheiro em cremes que fingem desafiar a idade não são as únicas formas de manter a sua pele com um aspecto saudável. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada e ingerir bastante água!! Estudos demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, vá direto ao supermercado e faça uma lista de alimentos, sua pele irá agradecer!!

--> Atualmente estudos tem sugerido um efeito fotoprotetor de nutrientes como a vitaminas C e E, os carotenóides e o ácidos graxos ômega-3

- O consumo de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco pode melhorar o aspecto da pele.
- Em relação aos carotenóides, estudos tem mostrado um efeito fotoprotetor sobre a pele, reduzindo a sensibilidade às queimaduras solares. Esse efeito fotoprotetor dos carotenóides pode estar relacionado a sua capacidade de estimular a produção de melanina. No entanto, altas doses de carotenóides podem acarretar uma coloração amarelada da pele. Algumas principais fontes de carotenóides incluem tomate, cenoura, espinafre, batata-doce, damascos.
- Outro nutriente que vem sendo ligado a saúde da pele são os ácidos graxos ômega-3. Vários estudos também apontaram um efeito fotoprotetor desse nutriente, devido as suas propriedades antiinflamatórias. Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados nos peixes e nó óleo de peixe.

Dicas para uma pele saudável!

Consuma:

  • Frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verde-escuros (espinafre, brócolis, aspargo) para obter vitaminas A e C;
  • Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B;
  • Frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco;
  • Peixes (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3;
  • Beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos;
  • Não fume e evite ambientes com fumaça;
  • Tente evitar o estresse.
Fonte:BOELSMA E, HENDRIKS HFJ, ROZA L. Nutritional skin care: health effects of micronutrients and fatty acids.Am J Clin Nutrv.73, p. 853–64, 2001.

2 comentários:

  1. Olá Michelle! Gostei do seu Blog! A Nutrição e a estética andam cada vez, mais juntas. Na verdade, sempre andou, não é mesmo? Quem fica bonito por dentro também fica bonito por fora!
    Boa semana!
    Estou seguindo o seu Blog! =)

    ResponderExcluir
  2. oi miih amei seu blog, sempre qndo posso faço uma visitinha!!!!!!! hehehehe
    parabéns
    muitos sucessos......

    bjão

    ResponderExcluir